quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quanto vale uma certificação?

Diariamente recebo emails de alunos e colegas solicitando informações sobre certificações. Sempre tento dar dicas úteis e mostrar um caminho nessa área que tanto cresceu nos últimos anos. Entretanto, é bem comum receber desculpas sobre o porque não realizar uma certificação. A desculpa mais comum é a seguinte: “Eu não possuo dinheiro para investir em cursos e o valor da prova é muito alto!”.
Ok pessoal, eu entendo completamente a situação financeira de cada um. Porém, o que vem primeiro, o ovo ou a galinha? Você irá entrar em loop infinito se não investir na sua carreira. Você só irá crescer profissionalmente se investir no seu produto, que é você! Sei que realmente cursos são caros, mas é algo que irá lhe ajudar bastante na construção do seu aprendizado. Se você não tiver condições de bancar um curso, tente ao menos comprar algum livro e estudar por si só. E o valor das provas? Esse é um investimento que você terá de realizar! E não venha reclamar que as provas da Microsoft são muito caras! Hoje existem promoções onde um exame sairá por apenas 40 dólares, incluindo a promoção de second shot! Você já parou para pesquisar o valor de um exame de certificação das concorrentes da Microsoft? Não? Pois segue abaixo os valores:
1) Microsoft – 80 dólares
2) IBM – 100 dólares
3) HP – 120 dólares
4) Oracle – 120 dólares
5) Linux – 165 dólares
6) ITIL – 175 dólares
7) Cisco – 240 dólares
8) CompTIA – 250 dólares
9) Sun – 300 dólares

Perceba que a prova da Microsoft possui o valor mais baixo no cenário atual. Além disso, ainda é possível encontrar descontos de 50% sobre o seu valor, juntamente com a promoção da segunda chance. Mesmo assim você poderá reclamar que o valor ainda é alto para os seus investimentos. Para comprovar o quanto uma certificação poderá melhorar o seu currículo e a sua remuneração, segue abaixo um estudo realizado por a “Atilla Arruda Corporation” sobre o mercado de trabalho atual.
Hoje, um profissional sem nenhuma certificação que trabalhe na área de suporte técnico ao cliente, com conhecimentos básicos em sistemas operacionais, irá ganhar um salário de cerca de 900 reais. Agora vem a grande pergunta, como aumentar essa remuneração? Investindo em você mesmo! Um administrador de redes que está iniciando na área de TI, ganha um salário em torno de 2.700 reais. Ou seja, 3 vezes mais do que o salário de um suporte técnico. As certificões bases para quem deseja ser um administrador de redes são a MCSA e a certificação de ITIL. Segue abaixo um custo médio que você terá para ser aprovado nessas certificações.
1) Valor dos exames:
4 provas Microsoft x 80 dólares = 320 dólares
1 prova ITIL = 175 dólares
Custo total com exames: 495 dólares
2) Custo com a preparação para o exame:
4 provas Microsoft x Livros com custo médio de 100 reais = 400 reais
1 prova ITIL x Treinamento web no valor de 80 reais = 80 reais
O seu tempo para estudar para uma certificação = sem custos
Custo total de treinamentos: 480 reais
3) Custo final:
495 dólares (aproximadamente 890 reais) + 480 reais = 1.370 reais
.

Perceba que o valor de 1.370 reais é somente cerca de 50% do valor do seu novo salário, com o novo currículo que você irá montar! Isso sem contar a quantidade de conhecimentos que você irá adquirir na área de servidores e de relacionamento com o cliente final! Agora me responda meu caro amigo, será que vale apena investir em você mesmo?
Desculpas são fatores simples de serem encontrados! Não engane a você mesmo pensando que você não tem dinheiro ou não é capaz de ser aprovado em uma certificação! Corra atrás dos seus objetivos… O mundo não para, o mercado não para… Não deixe para depois a certificação que você poderá fazer hoje! Ou você deseja deixar a sua felicidade para depois?
Pense nisso! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário